Agora o participante deve responder quatro edições consecutivas. Cada edição contém 8 casos com 1 questão relacionada ao diagnóstico e seus diferenciais, além de 3 questões teóricas sobre cada caso.

Cada edição fica disponível para ser estudada e respondida por um período mínimo de 40 dias, conforme calendário divulgado na página principal do site do PICQ.

Escolher uma das modalidades disponíveis com o PICQ.

Para os participantes da categoria de Pessoa Jurídica e/ou Residência Médica, após o aceite do termo de adesão não é possível acrescentar nomes aos grupos.

ANUIDADE PESSOA FÍSICA PICQ – (CATEGORIA PF-PICQ)

Opção 1 – Médico patologista/anatomopatologista associado adimplente da SBP.
Opção 2 – Médico Residente associado adimplente da SBP.

ANUIDADE PESSOA JURÍDICA PICQ (CATEGORIA PJ-PICQ)

Opção 3 – Representada por laboratórios ou serviços de Patologia, não havendo limite para participação de médicos patologistas/ anatomopatologistas associados adimplentes da SBP para cada inscrição.

ANUIDADE RESIDÊNCIA MÉDICA (ANUIDADE RM-PICQ)

Opção 4 – Para médicos residentes sob a supervisão de um médico patologista/anatomopatologista. Todos devem ser associados adimplentes da SBP.

O certificado de participação fica disponível on-line a partir da confirmação de inscrição no programa.

Esse certificado é disponibilizado ao participante que obtiver aproveitamento em relação às respostas enviadas. A proficiência será analisada em relação à curva das médias observadas e para o cálculo, o participante deve responder pelo menos 3 das 4 edições referente a assinatura. O certificado de proficiência ficará disponível on-line após o encerramento da terceira ou quarta edição corrente.

Desde 2016 está sendo disponibilizado no site o nome dos participantes que obtiveram proficiência no ano anterior.

Considera-se para calculo da média geral as três melhores notas de cada participante. Sempre é desprezada a nota mais baixa, de forma que, se o participante deixar de responder a uma edição ele não é prejudicado.

A fórmula para cálculo da proficiência é dada por:

(µ – s) ≤ M

onde:

µ = Média geral;
s = Desvio padrão;
M = média do participante.

O participante pode contribuir para o banco de casos a serem incluídos em edições futuras, permitindo agilizar a confecção das edições e manter o nível dos casos, tendo sempre o compromisso de retratar a realidade do próprio laboratório de Patologia Cirúrgica. Solicite o material de apoio.

Os casos devem ser enviados completos e da seguinte maneira:

  1. Uma ou mais lâminas (com lamínula) do caso que julgue ser relevante (HE e colorações especiais, se necessário IHQ, ou bloco).
  2. Dados gerais do caso: idade, sexo, e um breve relatório clínico.
  3. Diagnóstico.
  4. Elaborar 4 (quatro questões), com respostas, handout e bibliografia.

Os casos devem ser enviados para o e-mail picq@picq.org.br e serão avaliados pela Comissão Organizadora do PICQ e, se aceitos, terão reconhecimento através de certificado emitido pela SBP.

Sua participação é muito importante para nós!

O Calendário anual encontra-se disponível na página principal do site do PICQ.

Sempre que uma nova edição é disponibilizada para estudo, um aviso sobre a data final para envio das respostas aparece imediatamente na tela.

Cada edição fica disponível para ser estudada e respondida por um período mínimo de 40 dias, conforme calendário divulgado no inicio do ano e disponível na página principal do site do PICQ.

Após encerrado o prazo não há possibilidade de alterar ou inserir respostas.

Agora com o PICQ móvel, é possível se inscrever em qualquer época do ano.

Os selos do PICQ só poderão ser requisitados pelos participantes que foram proficientes no ano anterior. Esse selo adesivo que pode ser utilizado como lacre dos envelopes de laudos e correspondência do laboratório ou ser colocado na própria correspondência ou laudo.

A SBP disponibiliza lotes de 1.500 selos.

Os selos podem ser solicitados durante todo o ano. Em dezembro a SBP passa a enviar apenas 1 (um) lote por participante. Para os inscritos no PICQ-Móvel será levado em consideração o período da proficiência. Solicite aqui.

Os selos não podem ser confeccionados em outra gráfica e também não podem ser impressos em formulários.

Todas as imagens contidas no site do PICQ (logomarca, fotografias, estampa do selo, etc.) são propriedades exclusivas da Sociedade Brasileira de Patologia, sendo proibido o uso ou reprodução sem expressa autorização da mesma. Em caso de infração serão tomadas providências legais cabíveis.

Através do site http://www.picq.org.br inserindo o CNPJ do participante e a senha. A mesma está disponível na área do PICQ do associado no site institucional da SBP.

A cada associado com participação no PICQ (PF, PJ ou RM) a SBP atribui um código. É através dele que todos os dados são processados. Isto garante o sigilo necessário para o funcionamento do programa. O código do participante será sempre o mesmo, desde que não mude a categoria de participação. Se isto ocorrer, a SBP fornecerá um novo código.

Cada edição fica disponível para ser estudada e respondida por um período mínimo de 40 dias, conforme calendário divulgado no inicio do ano e disponível na página principal do site do PICQ.

Com todos os casos respondidos, um protocolo será gerado automaticamente pelo sistema. A partir de cada mudança de alternativa será gerado um novo protocolo.

Ao final do prazo não poderá haver perguntas “sem respostas”” (o sistema só gera o protocolo de envio com TODAS as questões respondidas.)

É possível alterar as respostas a qualquer tempo antes do encerramento da edição, gerando vários protocolos. Entretanto, somente o último protocolo é válido.

Terminado o prazo, o site não aceitará mais respostas e/ou modificações.

Cada edição pode ser respondida gradualmente até o encerramento do prazo para envio das respostas. As respostas só são enviadas se todas as questões estiverem respondidas. Ao enviar todas as questões, o sistema gera um protocolo de envio que pode ser impresso. As respostas podem ser alteradas até o prazo final de envio, substituindo automaticamente as respostas anteriores.

O handout é disponibilizado no site do PICQ após o prazo final de envio das respostas. Encerrado o prazo de resposta de cada edição, o participante terá 5 (cinco) dias corridos para contestação, questionamentos e solicitação de revisão. Esta é feita pelo fale conosco do site e deverá vir acompanhada de bibliografia científica pertinente.

Sim. Após o prazo final para recebimento das respostas, é emitida uma avaliação individual para cada participante. A avaliação contém as respostas enviadas pelo participante, juntamente com as respostas corretas para cada questão e a média de acertos obtida na edição.

A participação no PICQ vale pontos para Comissão Nacional de Acreditação (CNA). Cada participante recebe 10 pontos por edição.