O PICQ tem quatro edições anuais e fornece o certificado de proficiência a todos que conseguem obter a nota de corte.

Conta com 12 casos que possuem uma ou mais lâminas para diagnóstico e 12 questões teóricas sobre assuntos relevantes e atuais na patologia.

O PICQ conta com um sistema e banco de dados de casos e questões que são selecionadas aleatoriamente pelo algoritmo do programa para cada candidato.

Assim, a prova de cada edição é diferente para cada assinante, com questões diferentes e a ordem das alternativas diferentes.

Cada edição fica disponível para ser estudada e respondida por um período mínimo de 40 dias, conforme calendário divulgado no início do ano e disponível na página principal do site do PICQ

No site do PICQ: Acesse o portal (www.picq.org.br), em “Acessar área do participante”, “Participação”. Na tela de login clique na opção que deseja (Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou Residência Médica) e siga os passos do site para realizar a filiação.

No site da SBP: Acesse o portal (www.sbp.org.br), em “Acessar área do associado”. Na tela de login clique na opção que deseja (Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou Residência Médica) e siga os passos do site para realizar a filiação.

ANUIDADE PESSOA FÍSICA PICQ – (CATEGORIA PF-PICQ)

Opção 1 – Médico patologista/anatomopatologista associado adimplente da SBP.
Opção 2 – Médico Residente associado adimplente da SBP.

ANUIDADE PESSOA JURÍDICA PICQ (CATEGORIA PJ-PICQ)

Opção 3 – Representada por laboratórios ou serviços de Patologia, não havendo limite para participação de médicos patologistas/anatomopatologistas associados adimplentes da SBP para cada inscrição.

ANUIDADE RESIDÊNCIA MÉDICA (ANUIDADE RM-PICQ)

Opção 4 – Para médicos residentes sob a supervisão de um médico patologista/anatomopatologista. Todos devem ser associados adimplentes da SBP.

O PICQ é dinâmico para Pessoas Físicas, Jurídica e Residência médica. Assim é possível se inscrever em qualquer época do ano, sempre até 2 semanas antes do encerramento da edição vigente.

Através do site http://picq.org.br ou clicando no botão “Acessar o PICQ” no canto superior direito da tela. O login é realizado com o código de participante e a senha.

A cada associado com participação no PICQ (PF, PJ ou RM) a SBP atribui um código. É através dele que todos os dados são processados. Isto garante o sigilo necessário para o funcionamento do programa. O código do participante será sempre o mesmo, desde que não mude a categoria de participação. Se isto ocorrer, a SBP fornecerá um novo código.

O certificado de participação fica disponível no site do PICQ, área do participante, na opção “Certificados & Recibos”, após a confirmação do pagamento da anuidade.

Cada edição pode ser respondida gradualmente até o encerramento do prazo para envio das respostas.

As respostas são gravadas automaticamente e podem ser modificadas até o encerramento da edição. Terminado o prazo, o site não aceitará mais respostas e/ou modificações.

Ao fechar a edição, o sistema considerará todas as respostas finalizadas, mesmo que não tenham sido respondidas todas as questões.

A pontuação dos casos e questões do PICQ seguem as regras abaixo:

Os casos valem 0,375 cada e as questões 0,25. Assim, a prova de casos corresponde a 60% da nota total e a prova de questões a 40%.

Desta forma, o programa valoriza o principal papel do patologista, formular diagnósticos.

Uma chance para melhorar a nota em cada edição.

É preciso participar de atividades extras que são avaliadas: ler um artigo, participar de uma aula on-line da SBP ou analisar o caso do mês. Depois, responder a questões referentes à atividade.

O Bônus de cada edição vale no máximo 10 pontos que é incorporado à nota do participante.

Vale para quem não atingiu a média e para quem deseja aumentar sua nota.

As opções de bônus são liberadas após finalização da edição e ficam disponíveis por 15 dias corridos.

O Calendário anual encontra-se disponível na página principal do site do PICQ.
Sempre que uma nova edição é disponibilizada para estudo, o status dela é alterado no calendário.

Cada edição fica disponível para ser estudada e respondida por um período mínimo de 40 dias, conforme calendário disponível na página principal do site do PICQ.

Encerrado o prazo não há possibilidade de alterar ou inserir respostas.

A prorrogação do prazo de envio de resposta só será feita em casos onde algum problema administrativo ou operacional interno da SBP poderá gerar prejuízo ao participante.

Para verificar se todos os casos/questões foram respondidos, clique no menu no canto superior esquerdo e escolha a opção “Minhas Respostas”. Nessa área aparecerão os casos/questões e as alternativas escolhidas.

O handout é disponibilizado no site do PICQ após o prazo final de envio das respostas.

Para questionamento e solicitação de revisão, o participante deverá acessar o PICQ na área dos casos e questões para respostas que ficará liberado para questionamentos por 5 (cinco) dias corridos.

O questionamento deverá vir acompanhado de bibliografia científica pertinente.

O PICQ tem 04 edições por projeto e a proficiência é liberada no final da última edição do projeto em que está participando.

Considera-se para cálculo da média geral as três melhores notas de cada participante. Sempre é desconsiderada a nota mais baixa, de forma que, se o participante deixar de responder a uma edição ele não é prejudicado.

Até o ano de 2024 era utilizada como ponto de corte para obter a proficiência o valor da média dos assinantes naquela categoria* menos 1 DP (desvio padrão). Se a nota média das três edições válidas do participante era maior que esse valor, ele era proficiente.

* A nota de corte é calculada por categorias de assinatura, assim, os assinantes pessoa física, pessoa jurídica e residência médica têm notas de corte diferentes, levando em consideração as particularidades de cada grupo.

A fórmula para cálculo da proficiência é dada por:

(µ – s) ≤ M

onde:
µ = Média geral;

s = Desvio padrão;

M = média do participante.

A partir de 2025 o ponto de corte para proficiência será fixo. Para obter a proficiência o assinante deve obter como ponto de corte a nota de 75 na média das três melhores edições.

Esse valor foi obtido observando-se as médias das edições passadas e poderá ser alterado a cada ano/projeto conforme a necessidade que a comissão entender.

Para obter proficiência é necessário participar de no mínimo 03 edições e atingir a média em todas.

O PICQ tem 04 edições por projeto e a proficiência é liberada no final da última edição do projeto em que está participando, lembrando que a menor nota das edições é desconsiderada para cálculo da proficiência.

A antecipação de proficiência pode ser solicitada por participantes que responderam as 3 primeiras edições do projeto em que estão inscritos. Essa solicitação deve ocorrer antes da finalização da 3º edição, recomenda-se que seja em até 7 dias após o prazo de envio das respostas.

A solicitação deve ser enviada para o e-mail picq@picq.org.br, informando código de participante, nome do participante ou instituição, junto à solicitação.

Uma vez encerrada a 3ª edição do projeto, não será mais possível solicitar a antecipação.

Os associados da SBP podem contribuir para o banco de casos a serem incluídos em edições futuras, permitindo agilizar a confecção das edições e manter o nível dos casos, tendo sempre o compromisso de retratar a realidade do próprio laboratório de Patologia Cirúrgica.

Casos completos enviados e homologados são remunerados. Valor atual R$ 581,00/caso completo.

Enviar para o e-mail picq@picq.org.br um caso completo, que é composto por um caso e uma questão teórica.

Os casos devem ser feitos no formato atual do PICQ, ou seja:

  • Lâmina do caso
  • Breve história clínica
  • Pergunta sobre o diagnóstico com pelo menos 4 alternativas e somente uma delas correta
  • Handout
  • Bibliografia

As questões devem ser sobre assuntos atuais e pertinentes para a prática da patologia e podem ou não estar relacionadas ao caso enviado.

Devem conter:

  • Pergunta com pelo menos 4 alternativas sendo somente uma delas correta.
  • Handout
  • Bibliografia

Questões:

Usar como base os livros textos clássicos e na questão de atualização, uso livre da internet e tudo mais que tiver de atualizado.
Uniformizar a maneira de formular questões – ver manual de elaboração de Provas do MEC (anexo).
Sempre e nunca – evitar usar nas alternativas das questões.
Alternativas sempre com letras minúsculas.

Ao final de toda alternativa usar ponto.
Assinale a alternativa CORRETA / INCORRETA:
Questão 1: O melhor diagnóstico para o presente caso é:

Uniformizar os termos usados:

Histopatologia – não usar histologia.
Citopatologia – não usar citologia.
Usar patologia molecular e não biologia molecular
Imuno-histoquímica evitando imunoistoquímica e nunca imunohistoquímica
Cuidado com o uso do hífen.
“in situ”- usar entre aspas.
Citoqueratina e queratina – não usar citoceratina nem ceratina.
Desmoplásico e não desmoplástico.
Evitar neologismos e palavras inglesas. Exemplo: screnning, usar rastreamento. Em caso de uso de expressões inglesas e ou em latim usar escrito em itálico.
Nome de doenças – Para tumores usar nomenclatura da OMS

Handout:

O handout não deve ser muito extenso, podendo ser alguns parágrafos.

Uma maneira de fazer o handout da questão é explicar o que está certo ou errado em cada alternativa.

Referências bibliográficas:

Ser mais amplo nas escolhas das referências bibliográficas, evitando artigos que possam induzir a resposta.

Livros textos clássicos são a melhor opção ou artigos amplos de revisão.

Através de selos que serão disponibilizados em formato digital, sem custo, para participantes proficientes e que renovaram a participação no programa. As regras para uso do selo estão disponíveis no Manual de Aplicação de Identidade Visual, disponível na área do participante.

A participação no PICQ vale pontos para Comissão Nacional de Acreditação (CNA).

Cada participante recebe 10 pontos por edição.